terça-feira, 24 de setembro de 2013

Qualidade Química e Sensorial da Cachaça


Tem muita gente por aí que entende bastante de cachaça . Tem os cachacistas profissionais e os amadores e uma paixão pela bebida nacional une os diferentes tipos de apreciadores.

Um cachaçólogo que se preze deve conhecer todas as etapas do processo de fabricação, os diferentes tipos de matérias-primas, as especificidades dos vários processos de armazenamento e envelhecimento no resultado final e por aí vai.

Sabe o que mais? Os entusiastas da caninha devem saber avaliar a qualidade química e sensorial de uma bebida de respeito. E isso faz uma grande diferença. Com a palavra, o especialista:

“A identidade de um determinado produto, neste caso, a cachaça, depende diretamente da qualidade da matéria-prima utilizada no processo, das características fermentativas das leveduras, dos cuidados técnicos durante o processo fermentativo, da destilação e do envelhecimento, responsáveis pelas características físico-químicas e dos atributos sensoriais ou descritores”

Quer conferir o artigo completo do Leandro Marelli de Souza? Visite nosso site!

Leandro Marelli de Souza é pós-doutor pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP e Doutor pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estudos relacionados à Tecnologia de Bebidas e ao Controle de Qualidade em Bebidas Alcoólicas.

Atualmente trabalha como consultor, palestrante e professor em disciplinas relacionadas com tecnologia de bebidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário