terça-feira, 16 de abril de 2013

Risoto de carne de sol com banana e cachaça


Quer fazer uma recepção de sucesso na sua casa? Ou ainda aquele jantar especial típico brasileiro? Carne de sol, banana e cachaça. Tem prato mais brasileiro que esse?

Veja como fazer essa delícia!



Risoto de carne de sol com banana e cachaça 

Prato é adaptado da cozinha italiana e recebe ingredientes do Nordeste. Risoto é cremoso e o sabor da banana combina com a carne de sol. 


Dois chefes de cozinha ensinam ao Nordeste Rural como fazer um risoto de carne de sol adaptado da cozinha italiana para o Nordeste brasileiro. Nesta versão, o prato recebe ingredientes típicos da região, como a cachaça. 

“A gente pensou em trazer os ingredientes para a cozinha contemporânea, daí surgiu a ideia de colocar a cachaça na bana de risoto”, explica o chefe Ivan Melo. “Tem sido ótimo, os clientes já conhecem os ingredientes então eles ficam curiosos para provar”, completa o parceiro de Ivan, Daniel Mendes.

Para fazer o prato, são necessários os seguinte ingredientes.

duas bananas;

uma xícara e meia de arroz arbóreo;

150 gramas de carne de sol desfiada, já cozida;

meia xícara de cachaça de boa qualidade;

meia cebola roxa cortada em tiras;

duas colheres de manteiga;

duas colheres de manteiga da terra;

meio tablete de caldo de legumes dissolvido em água;

sal e pimenta do reino a gosto.

O chefe começa preparando a carne de sol. Na frigideira coloque manteiga da terra para aquecer, e em seguida doura a cebola. Em seguida acrescenta a carne de sol já desfiada. O risoto pode ser preparado na mesma panela da carne de sol para aproveitar o resto da manteiga. Primeiro coloca o arroz para tostar.

Segundo o chefe, o arroz arbóreo tem alto teor de amido, o que dá a cremosidade do risoto. “Se você usar outro tipo de arroz comum, comprado em supermercado, não vai dar certo”, explica. Em seguida retira o arroz da panela e acrescente a cachaça. “Na receita tradicional italiana se usa vinho branco. O álcool é usado para abrir os poros do arroz para sair bastante amido.

Depois ponha duas conchas do caldo de legumes no arroz e espere secar. É preciso fazer esse processo de três a quatro vezes, até ficar no ponto certo do risoto. “Eu sei que ele está no ponto quando ele estiver macio por fora e quando morder tiver um pontinho branco por dentro.

Depois fatie a banana e leve-as ao forno, que deve ser fritada para realçar o sabor. Junte a banana ao arroz e acrescente metade da carne de sol, e misture bem. “Agora o grande toque: o queijo ralado parmesão, que vai dar liga ao nosso risoto, e para finalizar, uma colher de manteiga e meia”, completa o chefe.

Depois é só arrumar o prato com o risoto e a carne de sol. Também pode ser temperado com sal e pimenta do reino. A receita fica cremosa e o sabor da banana combina com carne de sol.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário