quinta-feira, 18 de abril de 2013

O bagaço da laranja...

Hoje não falaremos de cachaça! Isso porque essa denominação é usada apenas para a bebida feita a partir do mosto fermentado da cana-de-açúcar com gradação alcoólica entre 38% e 48%. Viemos falar de aguardente, que é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. 

Já falamos aqui sobre a irradiação da cachaça, novo processo que ainda está em testes e serviria para otimizar a produção da bebida. Agora apresentamos uma aguardente feita a partir do bagaço da laranja. 

Mas o que isso tem a ver com cachaça? Talvez não muito. A intenção aqui é mostrar como a ciência e a tecnologia estão aí, ampliando, transformando e trazendo inovações à indústria da bebida. 

É claro que muitos devem ver com maus olhos as inovações, mas elas estão aí e mostram que é possível aliar as técnicas tradicionais aos novos processos

E você, o que acha da tecnologia na produção da cachaça? 




Pesquisadores da Unesp produzem aguardente do bagaço da laranja 
Técnica desenvolvida em Araraquara, SP, é considerada mais econômica. Pedido de patente foi feito, mas ainda não há previsão de comercialização. 


Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) desenvolveram uma aguardente produzida a partir do bagaço da laranja. A técnica é econômica, porque é feita com os resíduos descartados da produção de suco e a um custo menor que da cachaça feita de cana-de-açúcar. Os pesquisadores já entraram com pedido de patente da nova bebida, mas ainda não há previsão para a comercialização.

Os testes da aguardente foram feitos nos alambiques da universidade. Ela é produzida a partir do líquor, o líquido extraído do bagaço da laranja. Após ser fermentado e destilado, o líquido se transforma em bebida alcoólica. As primeiras amostras não deram certo, mas os pesquisadores descobriram que a bebida envelhecida em tonéis de madeira, como o uísque, se torna um produto de qualidade.

“Quando o aluno me trouxe o produto para eu ver se tinha dado certo e ele não me falou nada eu não pensei que fosse aguardente, perguntei o que era e le me disse que era a nossa bebida”, afirmou o professor e pesquisador João Bosco Farias.

Uma análise de viabilidade econômica da produção da bebida de bagaço de laranja foi feita e, segundo os pesquisadores, se todo o resíduo da indústria da laranja fosse utilizado, a produção da nova aguardente no país seria de um bilhão de litros por ano.

A produção tem um custo menor que o da produção de cachaça envelhecida, à base de cana-de-açúcar. A principal economia da nova bebida está na matéria-prima, já que o bagaço é sobra da fabricação de suco.

Os pesquisadores estudam como tornar o negócio ainda mais vantajoso, reutilizando o produto que faz a fermentação da cerveja, que também é descartado e pode servir para a fabricação da aguardente.

O produtor de cachaça artesanal Luiz Vanalli experimentou e gostou do resultado. Ele, que já exporta a aguardente que produz para a Inglaterra, diz que basta investir em qualidade para conquistar o mercado. “Todo o produto que tem qualidade e é diferenciado tem lugar no mercado brasileiro e no exterior também”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário