quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Cachaça, pinga e aguardente: sobre as diferenças


Cachaça, pinga e aguardente. Se você é chegado na bebida, essas palavras certamente fazem parte do seu vocabulário. Mas afinal, é tudo mesma coisa?

A resposta é não. A diferença não está somente na nomenclatura que elas trazem. Muitas vezes, a aguardente de cana-de-açúcar é chamada de cachaça de forma errada. O que diferencia as duas bebidas é a graduação alcoólica, definida na hora da destilação.

A cachaça é o destilado feito do caldo da cana com graduação alcoólica entre 38 e 48%. Já aguardente é a denominação dada às bebidas alcoólicas obtidas pela fermentação e posterior destilação. A matéria-prima pode ser frutas como laranja, banana, caju e outras; cereais como a cevada e o milho; tubérculos como beterraba, mandioca e batata, além de outros. Alguns exemplos são vodca, rum, gim e cachaça.

Aguardente é o destilado feito da fermentação do suco de caldo de cana de açúcar, com graduação alcoólica entre 38 e 54%”, explica o grande cachacista Jairo Martins da Silva. Sendo assim, toda cachaça é uma aguardente de cana, mas nem toda aguardente de cana é cachaça.

O autor do livro Cachaça: o mais brasileiro dos prazeres continua. “Quando se adiciona açúcar acima de 6 g/litro, a aguardente não pode ser mais chamada de cachaça e adota o nome de 'aguardente de cana adoçada'”, conclui.

cachaça e pinga são a mesma coisa. Pinga é o nome “vulgar” da cachaça.

Mais: cachaça é o nome dado ao nosso destilado da cana-de-açúcar. Somente as bebidas produzidas no Brasil podem levar essa nomenclatura.

Quer aprender um pouco mais sobre a nomenclatura? Confira o vídeo produzido pelo Mapa da Cachaça com Leandro Batista, Sommelier de Cachaça do Restaurante Mocotó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário