quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O peru e a cachaça!

“Passou a semana toda falando no peru. Na sexta-feira, anunciou que havia comprado o peru. No sábado, que o peru já estava bebendo cachaça e que seria executado à tarde” 
Nestor de Holanda, Telha de Vidro, Brasil Editora, 1967.


Não se sabe se dar cachaça ao peru para melhorar a carne é mito ou verdade. Alguns entusiastas da prática dizem que esse é sucesso da ceia! Contam que é graças à cachaça que a ave morre alegre e descontraída, garantindo a maciez e sabor de sua carne.

Independente de crenças populares, uma coisa é fato: cachaça combina com bons pratos. Seja na hora de cozinhar ou na harmonização de diferentes tipos de prato com a caninha. Cada região do país tem seus costumes e tradições, mas o que sempre dá certo é a bebida para abrir e fechar as refeições pra lá de brasileiras como a feijoada, tutu, carne-de-sol, feijão tropeiro, acarajé, entre tantas outras. Só de falar já dá aquela vontade!

Do requintado até o prato mais simples, a cachaça pode ser um importante ingrediente, basta usar a criatividade, inovar, experimentar! Em pratos flambados, por exemplo, ao invés de usar o conhaque, por que não a cachaça? Com certeza ela trará um sabor diferenciado às suas criações.

Vale lembrar que a qualidade da bebida também vai influenciar. Experimente as envelhecidas em diferentes tipos de madeira e descubra a que mais combina com sua comida!

Leva essa dica para a sua ceia e garanta o sucesso deste Natal. Confira receita de Peru com cachaça!


Peru dourado na cachaça com farofa verde e amarela 


Peru e molho
1 peru inteiro de uns 4 kg (se quiser, reserve os miúdos, picadinhos, para o preparo da farofa)
100 g de manteiga
1/4 de maço de salsinha e de cebolinha verde picadas
2 folhas de louro
2 limões lavados e cortados ao meio
8 dentes de alho 
1 litro de cachaça
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Óleo de oliva para untar a assadeira e pincelar o peru


Farofa
1 concha da gordura da assadeira do peru
1 xícara (chá) do molho da assadeira do peru
25 g de manteiga
1 cebola grande em cubinhos
1 xícara (chá) de azeitona verde em lascas
2 xícaras (chá) de milho verde bem macio em conserva
4 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha verde bem picadas
2 ovos cozidos bem picados
Sal a gosto


Peru e molho 
1. Com cuidado, solte e levante a pele do peito e das coxas do peru, espalhe a manteiga diretamente sobre a carne, polvilhe com sal e pimenta, distribua metade das folhas de salsinha e metade da cebolinha sobre as partes mais carnudas e volte com a pele para o lugar. 

2. Polvilhe a cavidade do peru com mais sal e pimenta, coloque as folhas de louro, o restante da salsinha e da cebolinha, as metades dos limões e os dentes de alho.

3. Disponha o peru no centro de uma assadeira grande untada com óleo de oliva e regue-o com 3/4 da cachaça. Cubra tudo com papelalumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C), por aproximadamente três horas, banhando o peru de vez em quando com o líquido que vai se formando na assadeira.

4. Descarte o papel-alumínio, aumente a temperatura do forno para alta (220ºC), pincele o peru com óleo de oliva e volte com ele ao forno, por cerca de 40 minutos, até que fique bem dourado e macio (teste o cozimento verificando se a coxa se movimenta com facilidade e espetando a parte mais carnuda com um garfo para ver se os sucos sobem claros). Retire então o peru do forno e passe-o para uma travessa de servir.

5. Transfira uma concha da gordura da assadeira para uma panela grande, onde será feita a farofa.
6. Para o molho, despeje a cachaça restante na assadeira e raspe o fundo com uma colher de pau. Leve a assadeira ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Coe o molho, descartando a gordura excedente e ajuste o sal e a pimenta. Transfira uma xícara do molho para a panela onde será feita a farofa, reservando o molho que sobrou para servir com o peru. 


Farofa 
7. Leve ao fogo a gordura e o molho que estão na panela, junte a manteiga e espere se derreter, acrescente a cebola e deixe dourar. Se quiser, coloque os miúdos do peru e misture bem. Adicione a azeitona, o milho, deixe mais um tempo no fogo para os miúdos cozinharem e acrescente a farinha aos poucos, misturando até umedecer. Junte a salsinha, a cebolinha verde, os ovos e ajuste o sal. 

Finalização 
8. Sirva o peru na travessa, com a farofa e o molho quente. 

Receita: Revista Gosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário