terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cadeia da cachaça terá manual de boas práticas de produção

Muita gente sabe que nossa bebida é exportada para diversos países e é cada vez mais valorizada em todo o mundo, seja para degustação pura, em drinks ou na culinária.

Ao lado do aumento do número de litros exportados a cada ano, deve crescer também a padronização e legitimação da cachaça no Brasil. Apesar de já ter ganho status de bebida de classe, diversas vezes ainda esbarra no preconceito dentro de nosso país.

Mais uma vitória para a bebida acaba de ser anunciada: um manual de boas práticas para a produção que será lançado em 2013. Confira texto divulgado pelo Ministério da Agricultura e veja nosso vídeo sobre a produção da cachaça! 





Cadeia da cachaça terá manual de boas práticas de produção 

Trabalho é coordenado pelo Sebrae, com o apoio dos representantes do setor das diferentes regiões produtoras do País 

O mercado brasileiro de cachaça mantém o ritmo de crescimento constante dos últimos anos e para avançar na qualidade do produto, genuinamente nacional, o setor lançará em 2013, o manual de boas práticas da cachaça. O material, que está em fase de construção, foi um dos principais assuntos discutidos na 35ª Reunião da Cadeia Produtiva da Cachaça, realizada na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na manhã desta quarta-feira, dia 12. 

Representantes do setor discutiram ainda propostas e medidas que auxiliem no desenvolvimento do segmento, um dos que mais emprega e gera renda no País. Hoje, a cadeia emprega mais de 120 mil pessoas, direta e indiretamente, para a produção de cerca de 900 milhões de litros de cachaça por ano. A maior parte do que é produzido no Brasil tem como destino o mercado doméstico.

Os produtores estão empenhados na melhoria da qualidade do produto para impulsionar ainda mais o setor e garantir maior competitividade no mercado internacional e, para tanto, aguardam o resultado do programa de monitoramento, onde foram coletadas amostras do produto. O objetivo desta ação é verificar a qualidade da produção para poder promover a maior inserção da bebida nos mercados, valorizando o produto também no exterior.

Na pauta do encontro, foram discutidas ainda a Instrução Normativa (IN) que trata do Envelhecimento do produto, o reconhecimento da cachaça nos Estados Unidos, entre outras questões relativas ao Mercosul. A proposta para o retorno da cachaça ao Simples Nacional, programa que unifica impostos e concede benefícios a micro e pequenos empresários, foi um dos destaques da pauta da última reunião anual da Câmara Setorial da Cachaça.

Para o setor, trazer a cachaça para o Simples irá ajudar no processo de formalidade e garantir um produto apto para consumo, além de aumentar a base de arrecadação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário