terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasil comemora aumento de vendas de cachaça para os EUA


Como você já sabe, após mais de 10 anos de negociações, os EUA finalmente reconheceram a cachaça como bebida “genuinamente brasileira” em visita de nossa presidente Dilma Rousseff ao país, no início de abril passado. O que talvez você não saiba é que já podemos comemorar! O volume de vendas para o país de Barack Obama aumentou 45,5% em volume (para 273 mil litros) 12,6% em valor (para US$ 1,022 milhão), se comparado aos primeiros seis meses de 2011.

Antes do reconhecimento, nossa bebida era comercializada no EUA como Brazilian Rum (Rum Brasileiro), já que a classificação se baseava na matéria prima dos produtos. Agora só as bebidas fabricadas no Brasil poderão ser vendidas por lá com o nome de cachaça.

Se uma das intenções do reconhecimento era evitar que a caninha tivesse uma origem genérica, como a vodca, agora os números começam a mostrar sua importância. No entanto, muita coisa ainda precisa ser mudada.

O Brasil tem capacidade de produção de 1,2 bilhões de litros, mas apenas 1% é exportado. Aproximadamente 90 empresas brasileiras vendem a caninha para mais de 60 países. Do total, pouco mais de 10% vai para os EUA.

Mesmo com pouca quantidade exportada, a cachaça tem crescido cada vez no Brasil e no exterior. O aumento do volume de vendas para os EUA só comprova isso. Esperamos que os números continuem crescendo lá e em outros países, disseminando ainda mais nossa bebida brasileiríssima e seu uso em diferentes situações, seja na caipirinha, na gastronomia e muito mais! #OrgulhoNacional!



Fonte: Último Instante

Nenhum comentário:

Postar um comentário