segunda-feira, 21 de maio de 2012

Hoje é o Dia da Cachaça Mineira!


A cachaça é uma bebida tão importante para a cultura brasileira, que se não bastasse todos os cachacistas que a homenageiam diariamente, ela ainda possui dois dias oficiais de comemoração no ano. Isso mesmo, DOIS dias!

Isso acontece porque os mineiros adotaram 21 de Maio como o Dia da Cachaça Mineira, já que esse dia marca o início da safra da cana-de-açúcar no Estado. A data é comemorada desde 2001 quando Itamar Franco, então governador do Estado, assinou a lei que regulamenta a produção da bebida no Estado.

O outro dia de nossa caninha foi instituído pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) como 13 de Setembro. E se os mineiros tem seus motivos para a escolha de seu dia, o Dia Nacional da Cachaça também tem muitos motivos históricos para ter sido o escolhido. Foi em 13 de Setermbro de 1661 que a Coroa Portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil após a pressão dos produtores da bebida.

Tudo começou quando em 1635 o rei de Portugal, percebendo a importância e destaque comercial do produto, proibiu a caninha no Brasil. Mesma na clandestinidade, a bebida virou “moeda de troca”, chegando até nas colônias da África. Com novo decreto em 1659, os portugueses apertaram o cerco e fiscalização, gerando a Revolta da Cachaça em 1660, culminando na legalização do destilado no ano seguinte.

De lá pra cá a produção e consumo de nossa bebida só aumentou. Estima-se que existam cerca de 40.000 produtores com uma média de 4.000 marcas de cachaça no país, que juntos exportam para uma faixa de 50 a 60 países. O principal mercado é o europeu, com destaque para a Alemanha.

Viu a força e importância de nossa bebida? Então vamos comemorar as diferentes datas degustando o nosso produto, independente do Estado de origem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário